Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Programa de Ensino

E continuando com a escolha da escola, surgiu uma questão: não tem mesmo meio termo? as mais caras são as melhores e as mais em conta deixam a desejar??? Fiquei pensando nisso essa semana e cheguei a conclusão que não. Explico. Sei que escolas mais caras são de boas a ótimas só que em questão de ensino, acho que vai muito do aluno. Estou falando da educação fundamental, ok! De repente maternal e ensino médio mude um pouco, falarei do que estou tendo experiência ;)

Pelo o que eu pude notar, cada escola tem o seu programa didático, cada um com seu sistema de ensino, uns utilizam livros, outros usam apostilas e assim vai. Mas não adianta ter o melhor material se o professor não está capacitado ou não tem a disponibilidade para dar continuidade ao que a proposta pede. Na teoria sempre é tudo lindo!

Claro que ainda tem a questão da estrutura da escola que ajuda muito, do tipo laboratorio, sala de informatica, parque, quadra, e tudo o que a criança precisa para brincar e aprender.

Conhecendo bem a Aimêe, sei que ela vai dar conta do recado seja qual for a escola, primeiro que nós sempre a ajudaremos e outra é que ela gosta mesmo de estudar.

O Sesc, que é onde ela estuda, vai utilizar o programa Pueri Domus, que é um sistema inovador, que o principal objetivo e aprender,e pra que isso funciona, ele disponibiliza oportunidades vivenciais com as crianças de acordo com o tema sugerido, além de não ter prova. A cada projeto que eles aprendem tem um exercicio de avaliação, na qual vai orientar o professor se o objetivo foi ou não alcançado.  Sem o stress da prova, com notas que não faz com que a criança estude para aprender e sim decore para tirar uma boa nota. Eles também disponibilizam aulas de reforço para o aluno que tiver alguma dificuldade sem custo adicional, assim todos estaram alinhados com o grupo. E como ela nem sabe o que é prova... vai se adaptar bem... e se for ao contrario, quando for fazer uma prova? Bem se o sistema realmente funcionar e o objetivo ser alcançado (aprender) então pode vir quantas provas forem necessárias porque se ela sabe, a nota vai ser consequencia!
Outro ponto negativo da época  de prova, é que as vezes nem sempre estão no dia bom para fazer prova, bate a dor de cabeça, de barriga... sei lá o motivo, mas pode influenciar e tirar uma nota baixa e desmotivar.

Sei que esse sistema me fez a cabeça. E no Sesc, tem toda a estrutura para dar certo. Eles tem a sala de portugues (Letroca), a sala da matemática (do desafio) e cada matéria tem uma sala equipada para as crianças aprenderem vivenciando o que está sendo ensinado.

Agora esperar pra ver o valor da mensalidade, e torcer para conseguir vaga, porque mesmo sendo aluna da Educação Infantil, tem somente duas salas de primeiro ano... se passar do nr. de vagas será no sorteio :( mas tenho fé que vai dar tudo certo!!!

E na escola dos filhos de vocês, qual é o método utilizado, como é??

Saiba mais sobre o Pueri Domus aqui.  

5 comentários:

  1. A escola certa é uma mistura de vários fatores.
    Ano passado não deu muito certo, e a escolinha atual tem feito a minha pequena muito feliz.A professora tem especialização em psicopedagogia, são organizados, estou gostando muito. Vale a pena o investimento.
    bju e boa sorte
    http://verdadesdemae.blogspot.com
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com


    ResponderExcluir
  2. Já fiz a maquiagem, falta só organizar o tutorial! =D
    Me diga por onde posso te mandar uma foto pra você ver. Acho que vou postar no blog ainda essa semana, mas se tiver pressa te mando assim que terminar de editar.
    Bjobjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tava lá no seu blog... Tentei fazer o penúltimo make..... E ficou até bem bonito... Faltou só o delineador que deixei por fazer (preguiça) rs. Pode me enviar no meu e-mail csclausantos@gmail.com. Muito obrigada, suas dicas já estão me ajudando!!

      Excluir
  3. Vale o investimento na educação dos filhos né? Aqui ainda vai demorar um pouco, mas já tenho uma escola em mente.

    Bj, tomara que tenha a vaga!

    ResponderExcluir
  4. Ai estou vivendo isso de escolher escolas de novo e olha que eu nem queria... mas a escola ficou muito cara e perdemos os descontos que vieram com elas por terem estudado em escola conveniada anteriormente, ainda não decidi nada, mas adorei o seu post, me ajudou a olhar tudo de uma outra maneira =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir