Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Árvores de Natal -quando montar???!!!

Quando eu era criança, o mês de novembro era tão demorado!!! E hoje se eu não começar a pensar no natal, estarei no shopping dia 24 de dezembro comprando coisas para a ceia #purarealidade.

E por mais que seja corrido, eu AMO esse clima de natal! E com toda a correria de fim de ano, nada melhor que se programar (escrever é tão fácil) kkkk... quem me conhece sabe que eu tento, mas acabo deixando pra última hora. Estou me superando hein, comecei em novembro ;)


O Natal como se sabe é considerado dia 25 de dezembro, onde comemoramos o Nascimento de Jesus Cristo, que muitas pessoas se emocionam ate hoje com a historia que sempre é contada no mundo inteiro, e seguida por tradições por todos.

Uma vez por semana vou falar dessa época do ano que eu amo... vamos começar pela alegria da criançada, montar a árvore de natal.

Um dos grandes símbolos do período natalino, a árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Mas, em meio a dias de expectativa para a chegada das festas de fim de ano, qual o dia adequado para montar a árvore?



Muitas pessoas esperam passar o dia de finados e já montam a árvore, as lojas e shoppings já estão decorados atissando ainda mais a criançada;

Para os católicos a árvore deve começar a ser montada no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.

E a grande dúvida de muitas pessoas é em relação a que dia se montar á arvore de Natal, pois muitas montam em dias normais e não se tem uma data certa, mais na tradição é diferente existe um dia certo para se montar essa arvore tão querida por todos no Natal.

O dia de montar a Árvore de Natal varia de país para país. Nos Estados Unidos, por exemplo, a árvore só é montada na véspera de Natal. Ela é montada na noite anterior do dia do natal. Nos paises da Europa no dia 25 de novembro, á um mês antes do natal, a população monta o presépio e a árvore.

Aqui no Brasil é diferente, não podemos dizer que isso é uma tradição Oficial, mas muitas pessoas têm o costume de montar as árvores de natal no dia 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, considerado o Papai Noel, e continuando a tradição se desmonta ela exatamente até a meia-noite do dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Muitos dizem que segundo a História, os grandiosos reis avisaram Maria e José do perigo representado por Herodes e se desmonta tudo para que os soldados do rei não encontrem sequer pista do Menino Deus. Então se você tinha alguma dúvida sobre o dia de se montar a árvore de natal agora ela pode ter sido esclarecida.


“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”.
Eu geralmente monto no dia 6 de dezembro de desmonto dia 06 de janeiro.

Hoje contei um pouco sobre a data da montagem do pinheirinho... no próximo vou falar das árvores e seus enfeites ;)

13 comentários:

  1. Adorei o post!
    A árvore aqui de casa já foi montada!!!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  2. No ano passado, fiquei toda animada em fazer o primeiro natal pra minha filha que montei a árvore depois de finados. Comprei uma árvore natural, que morreu no começo de dezembro. Comprei outra que morreu três dias antes do natal. Então, no natal, eu estava com uma árvore de Natal pequenininha, que achei numa loja de 1.99
    Acho que sou uma assassina de árvores. E acho que vou montar nossa árvore só em dezembro- e artificial.
    Ah, mas adoro tudo isso!!

    ResponderExcluir
  3. Também adoro essa época... como ainda não tenho minha casa... costumo decorar a casa da praia dos meus sogros... ja que vamos cedo pra lá. Estou bem anciosa, mas pretendo montar no final de semana do dia 30 de novembro. Enquanto isso vou preparando minhas bolinhas de pathwork... Super beijo

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Eu desconhecia todo esse ritual de montagem da árvore. Aqui em casa eu não montei ano passado (preguiça mesmo) e esse ano não vou montar porque senão a Luisa vai destruir em segundos. Bjo

    ResponderExcluir
  5. As meninas aqui em casa estão loucas para montar, mas eu sigo essa tradição do dia 6/12 e 6/01... apesar de que elas estão enlouquecidas, não sei se esse ano não vou dar uma adiantada, kkk =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  6. Ai, sou pagã, mas amo o clima de natal *.* nao vou privar meu pimpolho disso XDDD

    ResponderExcluir
  7. ahhh, eu tbm deixo tudo pra ultima hora T.T triste realidade!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu costumo montar em novembro, mamãe não liga muito pra isso,mas eu adoro!

    ResponderExcluir
  9. esse ano eu não vou montar, porque minha mãe fez a maldade de jogar minha árvore de natal fora :( e tmb não estou pra clima de natal esse ano, mas eu montava em novembro rs tamanha ansiedade
    bjos

    ResponderExcluir
  10. os meus filhos nao ver a hora de montar a arvore de natal , pois no natal passado mudamos de casa e so conseguimos pegar as chaves praticamente nas vesperas do natal compramos uma arvore enorme ,bastante enfeites e bolinhas coloridas e montamos no dia 24/12/2011. Este ano se DEUS quiser vamos seguir a tradiçao .Quando criança mesmo sem arvore na casa dos meus pais a minha mae dava um jeitinho de enfeitar as plantas e hoje eu me realizo vendo que os meus filhos podem ajudar a escolher a arvore e so enfeites para tornar completa a nossa tao esperada e feliz noite de natal.beijos

    ResponderExcluir
  11. Amoooooooooooooo o natal

    ResponderExcluir
  12. Seria muito brega eu montar minha árvore de Natal já ??? Anciosa demais para esperar até o fim de novembro 😂😂😂

    ResponderExcluir
  13. Eu ja montei minha arvore e decorei toda minha casa sempre monto 1 de dezembro mas esse ano fiquei ansiosa o que vale é o respeito e ñ a data

    ResponderExcluir