Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cálculos para a ceia de natal

Parece que falta tempo, mas falta menos de um mês para a ceia de natal. Ano passado foi a primeira vez que a Ceia de natal foi aqui em casa.... então a maior dúvida foi a quantidade de comida e bebida, mesmo que cada um traga um pouco, é bom ter uma ideia do que pedir e o que fazer. Como anfitria, prefiro que sobre do que falte, até porque nesse caso o que sobra é certo que será aproveitado no almoço do dia 25 de dezembro né!

A Ceia de natal é muito especial e por isso que vale a programação, pra que seja tudo do seu jeito e que todos fiquem satisfeitos.
Ano passado foram 8 adultos, 3 crianças e 2 bebês.
Aqui vão algumas sugestões de quantidades de bebidas e comidas para a ceia:

Fazer o cálculo não é tarefa fácil, pois o quanto cada um come varia muito de acordo com sexo, idade e peso. Além da fome, a quantidade também está ligada à variedade de pratos dispostos na mesa. Em geral, todo mundo quer provar, nem que seja um pouquinho, as receitas elaboradas especialmente para o Natal.
Dessa forma, para iniciar a conta, é preciso saber quantos são os convidados e, dentre eles, quantas crianças, homens e mulheres. Em geral, um adulto come entre 400 e 700 gramas de comida durante a ceia. "Mulheres preferem comer coisas mais leves e carboidratos. Já para os homens é preciso ter carne – e o tender é geralmente o prato predileto".

Entrada
Se a ideia for espalhar frutas secas pela casa, para que os convidados se sirvam ao longo da noite até a ceia, calcule de 100 a 150 gramas por pessoa.  Eu também fiz uma bandeja com frutas (morango, uvas e ameixas) mas sobrou bastante... a minha familia gosta mesmo é de sustancia ;)

Carnes
Segundo especialistas, uma pessoa come 200 gramas de carne durante a ceia. Como um peru congelado de 3 quilos pode acabar rendendo – depois de pronto e servido– apenas 60% do seu peso, ele atende, no máximo, a nove pessoas –considerando também que toda a carne será aproveitada.
Se os convidados ultrapassam esse número, o ideal é oferecer um peru de 4,5 quilos e contar com uma segunda opção de carne à mesa, que pode ser um peixe, um pernil ou um tender. Ela pode já ir cortada à mesa, em fatias pequenas, para evitar desperdício ou que se estrague a apresentação do prato. Mas lembre-se: com duas carnes à mesa, a probabilidade é que se coma mais.
É importante destacar que mulheres comem, em geral, entre um terço e metade da quantidade de carne um homem. Por isso, se entre os convidados a maioria é masculina, reforce a oferta.

Acompanhamento
A quantidade de cada acompanhamento varia de acordo com o número de opções à mesa. Em um jantar em que as carnes serão acompanhadas de arroz e farofa,  um quilo de farofa pronta atende 15 pessoas. Já um quilo de arroz cozido serve aproximadamente 15 pessoas; se estiver incrementado com frutas secas ou for cremoso, calcule dez. Além do arroz, também faço ou peço ajuda de duas travessas de salada verde com frutas e um salpicão ou lasanha... cada um sabe o que sua família come, a minha come beeem.

Sobremesa
Para quem não quer ter dor de cabeça na hora de preparar a sobremesa, a sugestão é o sorvete gourmet. “Existem ótimas opções, inclusive nos supermercados. Como nosso Natal é quente, a sobremesa agrada e não dá trabalho.” Para cada litro de sorvete, calcule seis pessoas. Se a preferência for pelo bolo, calcule 100 gramas por pessoa caso seja a única sobremesa disponível; se houver outra opção, considere 60 gramas. Quando há mais de uma opção de sobremesa, o ideal é que cada uma delas consiga atender a todos os convidados. Se além da sobremesa, a ceia contar com docinhos, calcule três por pessoa. Eu sempre faço o que eu sei, compro o sorvete e faço um cheese cake!

Bebidas
Quanto a bebidas, o recomendado é, se possível, conhecer a preferência de cada convidado para definir quem prefere as alcoólicas. Como as bebidas, ao contrário da comida, não precisam ser consumidas imediatamente, é possível comprar a mais para não correr o risco da falta delas acabar com a festa.
Uma garrafa de espumante serve três pessoas, enquanto uma garrafa de vinho tinto atende cinco. “O consumo varia de acordo com a temperatura do dia. Como a previsão é de que seja uma noite quente, a preferência deve ser pelo espumante”, eu adooro.
A cerveja também pode ser incluída no cardápio. Se houver outras opções na ceia, uma garrafa é indicada a cada duas pessoas.
Se o whisky também estiver entre as opções, calcule uma garrafa para 15 pessoas. De refrigerante, um litro atende três pessoas.
O cálculo deve ser feito sobre todos os convidados adultos da festa, independentemente de quem toma o quê. E vamos combinar com os homens principalmente, que a Ceia é um momento família e pode maneirar no consumo de bebida alcoólica e deixar para a virada de ano novo.

Espero ter ajudado na dúvida quantidade ;)

Ainda vem por aí: Como arrumar a mesa da Ceia, sugestão de cardápio, amigo secreto e nossa árvore de natal.




6 comentários:

  1. Vocês foram ótimos anfitriões... Ano passado tava tudo perfeito, linda decoração e a comida gostosa e na quantidade certa. Quem sabe ano que vem não será na minha "humilde recidência"....
    Super beijo
    Bina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mas sabe que o mais importante é a presença de vcs né!!! Quem sabe né!!

      Excluir
  2. Claudia, que ótimas dicas, adorei. Acho que vale para vários eventos em casa. Neste mês de Natal eu abri as portas para as amigas blogueiras mandarem suas dicas de Natal com bebês e crianças, gostaria de te convidar para participar. Pode ser um post seu já publicado sobre Natal com bebês e crianças. Meu email: amigosdefraldas@terra.com.br Beijo, Tati

    ResponderExcluir
  3. Sua contagem regressiva tem me deixado nervosa e ao mesmo tempo tem me ajudado a me organizar. Adorei a postagem de hoje, com os cálculos e dicas de bebidas. Esse ano a ceia será na casa da minha prima =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  4. Claudia adorei seu blog!
    Tb estou na contagem regressiva para o Natal!

    Vou seguir seu blog! E estarei sempre que possível te fazendo uma visitinha aqui! rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ai claudia me convida pra essa ceia (entrona) que eu to com agua na boca de pensar que voce vai fazer um banquete mará *.* ia sair daí gorda! auhauhuahuahuahuahua

    ResponderExcluir