Seguidores do blog... Adoro!!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Amendoim e Canjica

Não sei com vocês, mas nessa semana santa, eu me sinto tão espiritualizada, acho que é o clima da Páscoa mesmo. Assim como o  natal, também adora a páscoa, duas datas que me emotivam muito!
Esse ano, estou tentando ser o mínimo consumista, acho que é meu dever passar o real significado para as meninas, das comemorações (Natal e Páscoa) porque senão a tv gera um consumismo que o espírito da festa acaba se resumindo na quantidade de presentes!
Tem um vídeo que tava rolando na net que mostra a verdadeira história da páscoa contada pelas crianças, Lindo!. Veja aqui.
Claro, que as minhas filhas como qualquer criança estão ansiosas pra procurar um ovo de chocolate no domingo, ver as pegadinhas do coelho e fazer a pintura facial (o pai quem faz)! quem nunca esperou o coelho né?! Mas tô fazendo minha parte, embora não tenha o hábito de ir a igreja, sempre oramos juntas e falo muito de Jesus pra elas.

E o que tem haver amendoim e canjica com isso? Pois é, nem eu sei, mas toda páscoa, desde criança lembro de sábado a tarde minha mãe dava uns amendoins com açucar pra gente beliscar na frente da tv... era a prévia do grande dia!! E a canjica, lá em casa não era tradição, mas na minha sogra, sempre tem. Juntei as duas tradições e vou fazer a canjica na sexta-feira santa e o amendoim no sábado de aleluia.
Ano passado eu fiz o amendoim, ficou muito bom, pena não rende muito, porque o amendoim é uma tentação.. dificil comer um só, hehe.
A canjica será o experiemento da vez, por isso vou fazer a receita mais básica que eu encontrei, que foi no verso da embalagem da canjica que eu comprei.

E vocês, vão fazer alguma coisa diferente para esse feriado de páscoa?! Se quiserem tentar, aí vão as receitas:

Amendoim com açucar
Ingredientes:
3 medidas* (copo) de amendoim com pele
1 medida (copo) de açucar
1/2 medida (copo) de água ou até menos dependendo da quantidade de amendoim.
Preparo: Misture tudo na panela, coloque no fogo e deixe borbulhar, vai a mistura por 10 minutos. Depois coloque numa forma de aluminio e e espalhe o amendoim para não ficar muito grudado um no outro. Coloque no forno 180 graus e deixe por 15 minutos aproximadamente, mexa durante o processo pra desgrudar da forma. Não deixe muito tempo no forno porque se passa do ponto vai virar pé de moleque.
* eu usei o termo medida porque você pode usar qualquer tipo de copo, eu uso um bem grande, que acaba indo o pacote inteiro de 500g de amendoim, o mesmo copo eu uso para o açucar e a água.
Espere esfriar e tá pronto.






Canjica
Ingredientes
500g de Canjica
1 xícara de Açucar
1 litro de leite fervido
Cravo e canela em pau
200ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
Preparo: Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro. Cozinhe 30 minutos em panela de pressão com aproximadamente 3 dedos acima do nível da canjica. Quando estiver macia acrescente o leite fervido, o açucar, cravo e canela em pau deve ser acrescidos a gosto e por último o leite condensado para dar cremosidade. Deixe ferver bastante para engrossar o caldo. Quase na hora de servir, coloque o leite de coco e canela em pó se quiser dar uma decorada ;)



Já estamos na quarta-feira santa, que seja muito abençoada, que possamos refletir e aumentar nossa fé!

Ah, semana que vem o quarto novo, uhul. Ficou pronto!





3 comentários:

  1. Hummmm, adoro as duas receitas!!
    Aqui por enquanto nada de especial, hoje nem foi feriado, trabalhamos normalmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia! Realmente o sentido da Páscoa está mais na simplicidade e não no consumismo, mas é difícil não se deixar levar pelo marketing nesta época do ano, principalmente no Brasil que as propagandas são muiiiiiitas e a toda hora, rs...
    Eu adoro canjica, faz tempo que não como e super combina com um climinha mais frio :-)
    Boa Páscoa ai pra vocês!!

    ResponderExcluir
  3. Meudeuscoceu...
    Acredita que eu até senti o cheiro deste amendoim?!
    Vou fazer!
    Vc sta certa, temos que ser menos consumistas e passar isto para as crianças.
    Por aqui também pensamos assim.
    Beijão, Clau!

    ResponderExcluir