Seguidores do blog... Adoro!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Bolshoi no Brasil, em Joinville, orgulho!

"Formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte - educação".  Essa é a missão da Escola do Bolshoi no Brasil.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

E Joinville/SC foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Esta semana está completando 13 anos desde sua inauguração. E hoje assistindo ao Jornal do Almoço (tvjornal local) vi a entrevista do Maicon, já vou falar sobre ele, e aí fiquei pensando o quanto a arte faz parte da educação e que temos excelentes exemplos de pessoas e de instituição aqui tão pertinho...
Quando ainda trabalhava fora, a empresa pela qual eu trabalhava, fez um trabalho social com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e então eu tive a oportunidade de conhecer esse maravilhoso trabalho, profissionais dedicados e pessoas comprometidas com a arte e educação. Quando visitei o Bolshoi pela primeira vez, o que me passou pela cabeça foi, Uau, temos gente de verdade por aqui.... um trabalho extraordinario que oferece as crianças da rede municipal de ensino uma oportunidade de estudar na Escola Bolshoi gratuitamente, e que não só ensina a dança e sim formam artistas cidadãos, como diz a própria Missão.

Agora vou falar do Maicon, lembro dele como se fosse hoje, ele sendo entrevistado na tv (Jornal do Almoço) como um dos alunos selecionados, com 7 aninhos! E hoje, ele estava dando uma entrevista não mais como aluno e sim como parte do corpo de professores da Escola Bolshoi no Brasil. Falando da sua experiência e oportunidade que teve no Bolshoi, e agora ele é um promissor professor de balé clássico. Com certeza ele é um exemplo, que além dos preconceitos que acredito ter sofrido na época escolar por ser um menino que faz dança, ele não só superou como chegou lá, realizando-se profissionalmente e como pessoa também, sua entrevista mostrou claramente que ele é muito feliz no que faz. Parabéns Maicon, parabéns Bolshoi!!!

E olhem que legal, dos 140 alunos formados, 100 deles já estão empregados na área artistica!

E para contribuir com a escola, pode ser através de com recursos financeiros, serviços voluntários ou doações de produtos; ou seja, qualquer pessoa pode ajudar! E toda a contribuição feita para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é destinada à manutenção de suas atividades e garantir a capacidade financeira e estrutural para dar continuidade a sua política de fornecer bolsas de estudos integrais a todos os seus alunos.

Conheça mais a Escola do Bolshoi no Brasil. AQUI.



2 comentários:

  1. Oi Claudia, adorei saber disso mostrei pro marido ele que adora Bolshoi, Lívia ta na fase de bailarida anda na ponta dos pés e mãos pra cima o dia todo. estoupensando seriamente em colo-la numa escola de dança.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, as vezes nossos filhos tem sonhos que não podemos realizar, esses projetos são importante para ajudar realmente quem não pode, mais tem direito de sonhar né. Muito legal vc colocar isso por aqui. Bjks e bom fim de semana.

    ResponderExcluir