Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Feijão, feijão, feijão!



Como eu que preparo o almoço de segunda a sábado, procuro fazer uma comidinha saudável e que também sustente, porque aqui em casa são todos "boca de rancho" kkkk. Além do mais, tenho duas menininhas que adoram comer a comidinha da mamãe ;)

O que não pode faltar?? a resposta é feijão!! todos gostam do grão rico em ferro, e exceto aos sábados que é macarronada, sempre tem feijão. Na maioria das vezes compro feijão vermelho, por opção mesmo. Só que resolvi variar, e hoje para o almoço eu fiz o feijão carioca. Eu conhecia 4 tipos de feijões:  o preto, vermelho, branco e o carioca, que é o mais consumido no dia-a-dia dos brasileiros.  Aí como to querendo dá uma diversificada nos almoços, descobri que tem muito mais, olha só:

Feijão Azuki: de sabor adocicado, é a base para os pratos japoneses
Feijão bolinha: como o nome diz, ele é arredondado é bom em saladas e sopas
Feijão branco: é mais claro, é ingrediente principal do Cassoulet, prato francês, aqui no Brasil, dizem que é bom com dobradinha, eu particularmente não gosto da dobradinha, então....
Feijão carioca: o mais consumido no dia-a-dia, quando pronto é um pouco mais claro que o vermelho.
Feijão fradinho: Miúdo e claro, dá consistencia ao acarajé baiano
Feijão Jalo: bege e graude, também fica bom em salada e sopa
Feijão preto: esse é usado no prato tradicional brasileiro; a feijoada
Feijão vermelho: de cor intensa, pode ser temperado com alho, cebola e ser servido com carne seca
Feijão verde: também conhecido com feijão de corda, pode ser consumido fresco ou seco

E ainda tinha mais tipos... rajado, rosinha, roxinho, moyashi...

Eu faço quase sempre bem simples, só com sal, às vezes tempero com cebola ou coloco algumas rodelas de linguiça calabresa, sempre acompanhado do seu parceiro perfeito o arroz!

E por aí, qual o seu feijão preferido?

2 comentários:

  1. Amo feijão, estou a dois meses sem comer, pois descobri que a única coisa que da cólica na bb é o feijão, como chocolate e tome refri e nada, mas se comer feijão é de dar dó, bjuss

    ResponderExcluir
  2. O carioca é a preferência da casa, mas meu voto vai para o verde, ou o branco em saladas.
    Fiquei um tempo sem comer e a nutricionista disse que foi um pecado.

    ResponderExcluir