Chegando na metade do mês de novembro e na reta final do período escolar. Como foi esse ano para o seu filho(a) na escola? Ficou acima da média? Na média? Abaixo da média?
No início do ano fizemos o teste de neurolinguistica, digamos que é o estudo na prática. Com o resultado do teste feito pela minha filha mais velha (11 anos) percebemos o quanto ela estuda do jeito dela, ou seja, cada pessoa tem uma maneira que se sente melhor e capta melhor também na hora de estudar. As dicas são fáceis de aplicar e ajuda na hora de estudar.
No post de hoje, coloquei o teste para você aplicar com os filhos (as) de vocês e de repente ajudar a estudar melhor na prática.
TESTE DE NEUROLINGUISTICA
No início do ano fizemos o teste de neurolinguistica, digamos que é o estudo na prática. Com o resultado do teste feito pela minha filha mais velha (11 anos) percebemos o quanto ela estuda do jeito dela, ou seja, cada pessoa tem uma maneira que se sente melhor e capta melhor também na hora de estudar. As dicas são fáceis de aplicar e ajuda na hora de estudar.
No post de hoje, coloquei o teste para você aplicar com os filhos (as) de vocês e de repente ajudar a estudar melhor na prática.
TESTE DE NEUROLINGUISTICA
Você é visual, auditivo ou cinestésico (a)?
Pegue lápis e
papel e responda SIM ou NÃO para as perguntas das séries A, B e C abaixo:
Série A
- Escrevo listas daquilo que tenho de fazer?
- Realizo coisas desde que as instruções escritas sejam bem detalhadas?
- Gosto de fazer palavras cruzadas?
- Gosto de exposições de museus?
- Localizo-me com facilidade em uma cidade nova se eu tiver um mapa?
- Todos os meses assisto a vários filmes?
- Não tenho boa impressão de alguém se ele ou ela estiver mal vestido?
- Gosto de observar as pessoas?
- Acho que flores realmente embelezam a casa e o escritório?
- Não gosto de ver nada arranhado?
Série B
- Gosto de longas conversas?
- Gosto de programas de entrevistas no radio e na TV?
- Sou bom ouvinte?
- Prefiro noticiários de radio e de TV do que de jornais de revistas?
- Sinto-me mal quando estou em um carro que faz algum barulho diferente?
- Quando ouço musica, presto muita atenção a letras?
- Posso dizer muito sobre alguém somente pelo seu tom de voz?
- Prefiro fazer uma palestra a escrever sobre um assunto?
- As pessoas que, ás vezes, falo demais?
- Costumo conversar comigo mesmo ou com meu gato/ cão?
Série C
- Quando ouço musica, não consigo de deixar de mexer as mãos e os pés?
- Gosto muito de estar a ar livre?
- Tenho boa coordenação motora?
- Tenho tendência a ganhar peso?
- Gosto de criar animais de estimação?
- Toco as pessoas quando converso?
- Gosto mais de praticar esporte do que assistir a eles?
- Adoro banho, piscina e sauna?
- Gosto de levantar-me e espreguiçar-me com freqüência?
- Posso dizer muito de uma pessoa por meio de seu aperto de mão?
AVALIAÇÃO:
Marque 1 (um)
ponto para cada resposta SIM e veja quantos pontos você fez em cada série.
Se conseguir
mais pontos na série:
A – Você é
visual;
B – Você é auditivo;
C – Você é
cinestésico.
Observe
também se existe uma grande diferença entre os resultados. Quanto mais próximos
forem os resultados obtidos, melhor, pois o ideal é termos os três canais
desenvolvidos. O canal em que obteve o menor número de pontos é aquele que você
precisa desenvolver.
DICAS DE ESTUDO
HISTÓRIA E CIÊNCIAS:
Dica aos visuais:
- Procure a assistir a vídeoaulas sobre o conteúdo trabalhado – sugestão: vídeos da TV Escola;
- Faça resumos respondendo às seguintes perguntas sobre o conteúdo:
- O quê? [descrever o fato ocorrido];
- Quem?[indicar os envolvidos no fato, como países, exércitos, personagens];
- Onde?[indicar o local do fato];
- Como terminou?[explicar o desfecho do fato – quem ganhou, quais foram as consequências];
- Utilize o esquema anterior, coloque-o nos mais diversos lugares [porta do quarto, porta do armário, no seu computador etc.], para que, sempre que passar pelo lugar, possa visualizá-lo;
- Visualize os gestos e as dramatizações realizadas pelo professor, pois poderá ajudá-lo a lembrar-se do assunto;
- Tente construir imagens mentais sobre o conteúdo estudado;
- Dê importância às leituras, principalmente às que contenham esquemas e resumos gráficos.
Dicas aos auditivos:
- Leia o assunto de cada aula com muita atenção e responda às seguintes perguntas em voz alta.
- O quê? [descrever o fato ocorrido];
- Quem?[indicar os envolvidos no fato, como países, exércitos, personagens];
- Onde?[indicar o local do fato];
- Como terminou?[explicar o desfecho do fato – quem ganhou, quais foram as conseqüências];
- Utilize um gravador para registrar a leitura das perguntas e respostas acima e escute as gravações logo que acordar;
- Leia os textos em voz alta;
- Fique atento a tudo o que é explicado em aula, principalmente ao que é mais enfatizado por meio da fala do professor;
- Troque idéias com os colegas sobre os conteúdos perguntando o que eles sabem e informando-lhes o que você sabe.
- Leia em voz alta, repetindo as dramatizações feitas pelo professor durante a aula;
- Mude de posição quando estiver estudando;
- Escreva, fale, leia e faça gestos que representem melhor as informações estudadas;
- Crie jogos referentes aos conteúdos estudados (jogos de pergunta e resposta, jogo da memória, jogo de tabuleiro – trilha, Imagem & Ação);
- Procure na internet jogos educativos, como QUIZ, pois você aprendera brincando.
- leitura das perguntas e respostas acima e escute as gravações logo que acordar;
- Leia os textos em voz alta;
- Fique atento a tudo o que é explicado em aula, principalmente ao que é mais enfatizado por meio da fala do professor;
- Troque idéias com os colegas sobre os conteúdos perguntando o que eles sabem e informando-lhes o que você sabe.
No post tem dicas das matérias de História e Ciências, se você gostou e quer dicas de como aplicar em PORTUGUÊS E MATEMÁTICA, deixe seu e-mail nos comentários que eu te envio o arquivo em pdf.
Bons estudos, ainda dá tempo!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário