Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Neurolinguística estudando na prática

Chegando na metade do mês de novembro e na reta final do período escolar. Como foi esse ano para o seu filho(a) na escola? Ficou acima da média? Na média? Abaixo da média? 

No início do ano fizemos o teste de neurolinguistica, digamos que é o estudo na prática. Com o resultado do teste feito pela minha filha mais velha (11 anos) percebemos o quanto ela estuda do jeito dela, ou seja, cada pessoa tem uma maneira que se sente melhor e capta melhor também na hora de estudar. As dicas são fáceis de aplicar e ajuda na hora de estudar. 

No post de hoje, coloquei o teste para você aplicar com os filhos (as) de vocês e de repente ajudar a estudar melhor na prática. 


TESTE DE NEUROLINGUISTICA

Estilos de Aprendizagem




Você é visual, auditivo ou cinestésico (a)?

Pegue lápis e papel e responda SIM ou NÃO para as perguntas das séries A, B e C abaixo:


Série A
  1. Escrevo listas daquilo que tenho de fazer?
  2. Realizo coisas desde que as instruções escritas sejam bem detalhadas?
  3.  Gosto de fazer palavras cruzadas?
  4. Gosto de exposições de museus?
  5. Localizo-me com facilidade em uma cidade nova se eu tiver um mapa?
  6. Todos os meses assisto a vários filmes?
  7. Não tenho boa impressão de alguém se ele ou ela estiver mal vestido?
  8.  Gosto de observar as pessoas?
  9. Acho que flores realmente embelezam a casa e o escritório?
  10. Não gosto de ver nada arranhado?

Série B

  1. Gosto de longas conversas?
  2. Gosto de programas de entrevistas no radio e na TV?
  3. Sou bom ouvinte?
  4. Prefiro noticiários de radio e de TV do que de jornais de revistas?
  5. Sinto-me mal quando estou em um carro que faz algum barulho diferente?
  6. Quando ouço musica, presto muita atenção a letras?
  7. Posso dizer muito sobre alguém somente pelo seu tom de voz?
  8. Prefiro fazer uma palestra a escrever sobre um assunto?
  9. As pessoas que, ás vezes, falo demais?
  10. Costumo conversar comigo mesmo ou com meu gato/ cão?

Série C
  1. Quando ouço musica, não consigo de deixar de mexer as mãos e os pés?
  2. Gosto muito de estar a ar livre?
  3. Tenho boa coordenação motora?
  4. Tenho tendência a ganhar peso?
  5. Gosto de criar animais de estimação?
  6. Toco as pessoas quando converso?
  7. Gosto mais de praticar esporte do que assistir a eles?
  8. Adoro banho, piscina e sauna?
  9. Gosto de levantar-me e espreguiçar-me com freqüência?
  10. Posso dizer muito de uma pessoa por meio de seu aperto de mão?

AVALIAÇÃO:
Marque 1 (um) ponto para cada resposta SIM e veja quantos pontos você fez em cada série.
Se conseguir mais pontos na série:
A – Você é visual;
B – Você é auditivo;
C – Você é cinestésico.



Observe também se existe uma grande diferença entre os resultados. Quanto mais próximos forem os resultados obtidos, melhor, pois o ideal é termos os três canais desenvolvidos. O canal em que obteve o menor número de pontos é aquele que você precisa desenvolver.


DICAS DE ESTUDO


HISTÓRIA E CIÊNCIAS:

Dica aos visuais:
  • Procure a assistir a vídeoaulas sobre o conteúdo trabalhado – sugestão: vídeos da TV Escola;
  • Faça resumos respondendo às seguintes perguntas sobre o conteúdo:
  • O quê? [descrever o fato ocorrido];
  • Quem?[indicar os envolvidos no fato, como países, exércitos, personagens];
  • Onde?[indicar o local do fato];
  • Como terminou?[explicar o desfecho do fato – quem ganhou, quais foram as consequências];
  • Utilize o esquema anterior, coloque-o nos mais diversos lugares [porta do quarto, porta do armário, no seu computador etc.], para que, sempre que passar pelo lugar, possa visualizá-lo;
  • Visualize os gestos e as dramatizações realizadas pelo professor, pois poderá ajudá-lo a lembrar-se do assunto;
  • Tente construir imagens mentais sobre o conteúdo estudado;
  • Dê importância às leituras, principalmente às que contenham esquemas e resumos gráficos.
Dicas aos auditivos:
  • Leia o assunto de cada aula com muita atenção e responda às seguintes perguntas em voz alta.
  • O quê? [descrever o fato ocorrido];
  • Quem?[indicar os envolvidos no fato, como países, exércitos, personagens];
  • Onde?[indicar o local do fato];
  • Como terminou?[explicar o desfecho do fato – quem ganhou, quais foram as conseqüências]; 
  • Utilize um gravador para registrar a leitura das perguntas e respostas acima e escute as gravações logo que acordar;
  • Leia os textos em voz alta;
  •  Fique atento a tudo o que é explicado em aula, principalmente ao que é mais enfatizado por meio da fala do professor;
  • Troque idéias com os colegas sobre os conteúdos perguntando o que eles sabem e informando-lhes o que você sabe.


Dica aos cinestésicos:

  • Leia em voz alta, repetindo as dramatizações feitas pelo professor durante a aula;
  •  Mude de posição quando estiver estudando;
  • Escreva, fale, leia e faça gestos que representem melhor as informações estudadas;
  • Crie jogos referentes aos conteúdos estudados (jogos de pergunta e resposta, jogo da memória, jogo de tabuleiro – trilha, Imagem & Ação);
  • Procure na internet jogos educativos, como QUIZ, pois você aprendera brincando.
  • leitura das perguntas e respostas acima e escute as gravações logo que acordar;
  • Leia os textos em voz alta;
  •  Fique atento a tudo o que é explicado em aula, principalmente ao que é mais enfatizado por meio da fala do professor;
  • Troque idéias com os colegas sobre os conteúdos perguntando o que eles sabem e informando-lhes o que você sabe.

No post tem dicas das matérias de História e Ciências, se você gostou e quer dicas de como aplicar em PORTUGUÊS E MATEMÁTICA, deixe seu e-mail nos comentários que eu te envio o arquivo em pdf.

Bons estudos, ainda dá tempo!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário