Seguidores do blog... Adoro!!

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Romã


A romã é uma fruta doce que pode ser consumida fresca ou utilizada para fazer sucos, chás, saladas e iogurtes, ajudando também em dietas para perda de peso. Com inúmeros benefícios para a saúde, ainda pouco consumida no Brasil, a fruta é rica em vitamina C, K, proteínas, fibras, ácido fólico e potássio.
Hoje a dica é com a romã. Eu gosto de usar as sementes na salada, fica uma delícia!
Anote as dicas pra você usar essa fruta poderosa que atua como antioxidante e anti-inflamatório.

COMO ESCOLHER NA HORA DE COMPRAR

O importante é saber escolher a fruta. Ano passado eu comprei em dezembro, bem no dia da virada, e estava perfeita, doce e com muitas sementes. A característica fundamental na romã madura é a sua coloração. Escolha fruta com a casca bastante avermelhada, pois se não estiver madura, estiver com a casca amarelada, o risco de estar seca, com pouca semente e com sabor adstringente é muito grande.
COMO ABRIR A ROMÃ
Você pode simplesmente cortar a romã ao meio, porém, passando a faca vai desperdiçar muito suco, então a dica é ir cortando ao redor com a faca, passando pela circunferência da fruta até que você consiga abrir com a própria mão, assim você segurando a fruta não perderá muito suco. O ideal é abrir dentro de um recipiente de vidro, assim se algo der errado o suco está a salvo.

usando as sementes

Para que as sementes saiam melhor, pegue uma colher, e bata na casca (já aberta ao meio), facilita. Não esqueça de colocar um recipiente para cair as sementes.
Para não ficar amarga, tire com a mão mesmo, toda a polpa branca que ainda ficar na semente, pois ela é muito adstringente.

Eu utilizei essas dicas que me serviram para usar a fruta da melhor maneira, mas pode usar outras técnicas e maneiras para fazer como achar melhor.

Com as sementes vermelhas, soltinhas e suculentas é só regar na salada verde que pode ser um mix de folhas, como, rúcula e alface. Colocar por cima do abacaxi cortado em rodelas, além de bonito, também fica uma delícia.


Aproveitem que é a época da fruta para inovar e se preparar para fazer uma salada diferenciada na ceia de natal ou na virada do ano! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário